Solar System

Um sistema solar simples em Unity. Tem uma música de fundo e você pode clicar em cada planeta para ter uma perspectiva a partir deste. No canto tem um “mini mapa” com vista superior.

Windows - EXE

Android - APK

WebGL

Pong

Um jogo bem simples de PONG clássico feito em HTML5 baseado numa aula que tem aí pelo Youtube (quando eu me lembrar/achar a aula eu coloco aqui os créditos). Roda direto no browser.

[Link em breve]

Roller Madness

Um jogo de “coin chaser” que pode ser movimentado via WASD ou controle (joypad/joystick). O objetivo é caçar as moedas enquanto se foge dos blocos que te perseguem. Tem um pouco de IA na perseguição dos blocos, um randomizador para as moedas e um zona de morte (fora do bloco azul/ciano).

Windows - EXE

Android - APK

WebGL

Box Shooter

Um shooter FPS sem sangue, onde o objetivo é acertar as caixas de diferentes cores que “chovem” na sua frente. Pode ser jogado com mouse + WASD ou com controle (joypad/joystick). Devido a problemas de compatibilidade com o mouse - fica muito complicado de controlar a mira - eu deixo ele pronto pra baixar (link pro Dropbox).

Windows - EXE

macOS - DMG

Android - APK

WebGL

Color cycling/Palette shifting

Antigamente os computadores/consoles tinham uma quantidade limitada de RAM/ROM (limitada mesmo) o que obrigava os programadores a terem soluções criativas. Quem se lembra do Atari 2600 sabe que os cenários eram sempre “duplicados” (cada tela era dividida ao meio e duplicada) o que criava cenários BONS pra época. Na era do 8/16 bits se tinha uma paleta de 16/256 cores, o que não deixava mais os programadores tão amarrados a um modelo de desenvolvimento e permitia que se explorasse melhor a obra do (game)designer na época. Porém, ainda era complexo criar animações ou mudanças em tempo-real. Isso só foi mudar quando se criou uma técnica de mudar a paleta de cores a cada ciclo - ou seja, a “quantidade de informação” era a mesma mas as cores não - o que permitiu que sistemas como o NES tivessem animações interessantes de água, luz, chuva, neve, etc.

Como eu disse, essa técnica consiste em modificar a paleta de cores a cada ciclo de X segundos, criando a ideia de movimento/mutação no cenário.

A experiência abaixo eu fiz com base na implementação do Effect Games (com som) do Color Cyycling, principalmente esse artigo/tutorial onde é explicada em detalhes a técnica.

[Breve]